Társila

QUESTÕES

“Os habitantes relampejaram-se em face do achado. Vieram todos, de todo lado. Uma roda de gente se engordou em redor da coisa.”
 (O ultimo voo do flamingo, COUTO Mia, cap.1, página 5-versão download)

1- O que é “a coisa” que aparece primeiramente na Estrada Nacional, no início do livro? Quem foi chamado para fazer seu reconhecimento e por quê? O que ela pode concluir?  Que figura de linguagem aparece nesta parte da história do livro?

Resposta de Társila: O primeiro “objeto” encontrado foi um pênis decepado. Para descobrir a quem pertencia este, foi chamada a personagem Ana Deusqueira, “a prostituta da vila, a mais competente conhecedora dos machos locais”. Ela pôde concluir que o órgão não pertencia a nenhum morador da localidade. Neste intervalo, um elemento que contido é o humor proveniente da figura de linguagem irônia, já que a prostituta, que tem sua profissão “desvalorizada” por alguns personagens, é responsável por uma parte tão importante da investigação, sendo a única “capacitada” a realizar o trabalho.

2- No livro, a fictícia localidade de Tizangara, possui uma boa situação financeira? Justifique.

Resposta de Társila: Não. Há, por exemplo, a pensão local, em que o italiano se instala que contem péssimas condições.  Subtendi-se que Tizangara não possui grandes infra-estruturas, pelo motivo de que, principalmente em tempos pós guerra, a economia de muitos locais envolvidos (ou não) com os conflitos ficam frágeis e abaladas, devido, principalmente, aos gastos com a guerra.

3- Em relação ao tempo em que se desenvolve a história do livro "O ultimo vôo do flamingo", podemos afirma que ele acontece na forma "constantemente no presente"?

Resposta de Társila: Não, o livro não apresenta uma forma de tempo linear. Muitas vezes o autor recorre ao recurso de "voltar ao passado", para explicar ou complementar o presente.

4- O que representa no livro, a importância dada aos acontecimentos com os soldados da ONU, comparado ao número de mortos na guerra?

Resposta de Társila: Representa crítica à guerra, e à postura das organizações internacionais: Milhares de pessoas morrem durante um conflito violento. No entanto ,quando desparecem cinco soldados, é dada uma importância maior do que os óbitos da guerra. Assim, o livro questiona se a vida dos soldados que lutaram pela independência vale menos do que as dos soldados desaparecidos da ONU.

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados. IIº L Colégio da Polícia Militar - BA Conteúdo Protegido