Igor Alonso

QUESTÕES

1- No livro “o Ultimo vôo do Flamingo” Mia couto diz que todas as noites os flamingos empurram o sol par ao outro lado do mundo. Na capa o autor dá uma sugestão, sobre este fato. Discorra com o seu entendimento sobre esta afirmativa.

Resposta de Alonso: É possível perceber uma relação da capa do livro com a introdução. O autor cria um clima de esperança. Já que  Moçambique está no fim de uma guerra ( guerra da independência moçambicana), e que as conseqüência são trágicas, milhares de mortos. Como ficara o povo de Moçambique daquela data em diante?

2- Qual o Contexto Histórico do livro “O Ultimo vôo do flamingo”?

Resposta de Alonso: “O Livro o Ultimo Vôo do Flamingo” foi publicado no ano de 2000. Ano que completou 25 anos de independência de Moçambique.  Mia couto mostra uma preocupação com o período pós guerra.

3- Quem foi Mia couto?

Resposta de Alonso: Mia Couto nasceu na Beira - Moçambique -África em 1955, é biólogo de profissão, já publicou: Vozes anoitecidas; Cada homem é uma raça; Cronicando ; Terra Sonâmbula ; Estórias Abençoadas ; A varanda de Frangipani; O último Vôo do flamingo. Muitas de suas obras estão traduzidas para espanhol, Francês, Italiano, alemão, sueco, norueguês e holandês. Já recebeu vários prêmios entre eles O prêmio Virgílio Ferreira 1999. Tornou-se no primeiro africano a vencer o prêmio União das Literaturas Românticas, recebido em Roma. A obra “Terra Sonâmbula” Foi eleita um dos 12 melhores livros de todo continente africano no século XX.

4- Qual o maior ensinamento que o livro pode nos dar?

Resposta de Alonso: "Matar o patrão? Mais difícil é matar o escravo que vive dentro de nós. Agora, nem patrão nem escravo."  Mia couto tenta remodelar o futuro de Moçambique simbolizada pela pequena cidade de Tizangara, mostrando para todo o mundo o período pós guerra no Moçambique.

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados. IIº L Colégio da Polícia Militar - BA Conteúdo Protegido