Mércia Sacramento

QUESTÕES

1- Dê sua interpretação do trecho a seguir:

“O que fizeram esses brancos foi ocuparem-nos. Não foi só a terra: ocuparam-nos a nós, acamparam no meio de nossas cabeças. Somos madeira que apanhou chuva. Agora não acendemos nem damos sombra. Temos que secar à luz de um sol que ainda não há. Esse sol só pode nascer dentro de nós.”

( O último voo do Flamingo, cap. 14- Fala do feiticeiro Andorinho. Página 154.)

Resposta de Mércia: A primeira interpretação que tenho ao ler o trecho é que ele se refere ao colonialismo, em que os europeus ocuparam no continente africano não só a terra em si, mas também causou retrocessos e transtornos irremediáveis à população que até hoje não se recuperou do colonialismo exacerbado. O trecho também dá a entender que a solução para os problemas vividos pelos africanos devido aos “danos causados pelos brancos” vai partir deles mesmos. Embora tenha uso de metáforas, nota-se total verossimilhança.

2- Na obra, observa-se o uso da figura de linguagem Metonímia, onde uma parte representa o todo. Utilizando este conceito, defina brevemente o contexto de Moçambique tomando por base as definições de Tizangara relatadas no livro.

Resposta de Mércia: Na obra, é constante a citação dos momentos de guerra vividos em Moçambique por parte do povo de Tizangara. Observa-se também na capa do próprio livro um cenário de uma vila quase em ruinas, o que demonstra o cenário de pobreza e devastação pós-guerra que o país viveu.

3- Embora tenha vários aspectos realistas, a obra tem alguns outros aspectos que se contrapõem a este primeiro. Quais seriam eles?

Resposta de Mércia: O uso em vários momentos de coisas fantasiosas como o feitiço de Temporina e do administrador de Tizangara, além da presença do “espírito” de Hortência em sua antiga casa, entre outros.

4- Na capa e título do livro e no decorrer da história cita-se a figura do flamingo. Considerando que ele “empurra” o sol para um outro lugar, para um “outro lado” do mundo, qual a sua interpretação da representação dele?

Resposta de Mércia: Com livro e a discursão em sala conclui-se que o flamingo representa a esperança. E, segundo trechos da obra, esperança, renovação e reconstrução são representada também pelo sol, que é “empurrado” pelos flamingos para iluminar os lugares em momentos alternados.

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados. IIº L Colégio da Polícia Militar - BA Conteúdo Protegido